Curso: Introdução a Educação Digital
Projetos Multimídias em Ação
Cursistas:
Cristina Rolim
Pellissari
Edna Maria Hanf Perly
Escola EE Bairro Engenheiro Maia II
DER Itararé
Uso da Tecnologia e diversas mídias em Educação
Justificativa:
Nossa escola situa-se na zona
rural, e a maioria dos alunos, depende do que lhes é transmitido, me matéria de
informação, pelo professor, pois muitos acompanham seus pais ao trabalho, fora
do horário de aula, e não tem disposição para buscar informações em mídias como
TV, jornais, revistas e quase todos os alunos não tem acesso a internet em casa. Com o intuito de
deixá-los mais informados e deixar suas aulas mais atraentes decidimos
trabalhar com varias mídias incluindo a internet para complementar o currículo,
com isso diminuir as defasagens e aprofundar os temas abordados no currículo,
para isso decidimos que deveríamos proporcionar aos alunos o uso contínuo das
TIC.
Objetivos:
I - Complementar os conteúdos curriculares através de aulas
diversificadas e motivadoras
II – Motivar os alunos a interessar-se mais pelos estudos e
consequentemente, ampliarem seu conhecimento
III - Proporcionar aos alunos condições diferenciadas de
aprendizagem relacionando conteúdo com seu cotidiano
IV – Mostrar para os alunos que montar gráficos e tabelas pode
ser uma atividade agradável
V – Promover a inclusão digital e o uso de recursos educacionais,
multimídias e digitais
Público Alvo:
Ciclo II – 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano
Ensino Médio – 1ª série, 2ª série e 3ª série
Metas:
Levar 100% dos alunos a Sala de Informática Acessa Escola da
EE Bairro Engenheiro Maia II
Procedimentos:
- A utilização da sala do Acessa Escola ocorrerá através de agendamento com os estagiários, podendo ser uma vez a cada duas semanas para cada turma;
- Haverá um documento registro de utilização da sala a ser preenchido pelo professor;
- Na sala, explorando os recursos da mesma, serão trabalhados temas abordados nos cadernos dos alunos e no planejamento de maneiras diversificadas utilizando as tecnologias da informação e da comunicação;
- Nas aulas de matemática serão desenvolvidas as atividades através do Excel: a construção de gráficos e tabelas.
Avaliação:
Durante o decorrer do processo, por meio de material
confeccionado pelos alunos como tabelas, gráficos e as pesquisas realizadas
como sugerido.
Referências:
- Introdução a Educação Digital – Guia do Cursista - Ministério da Educação – 1ª Edição – 2008
- Cadernos do aluno e do professor – SEE/SP
- Informática e Educação – Um Diálogo Essencial – Fernando Cortez Sica e Neide das Graças de Sousa Bortoline – 1ª Edição – 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário